O
Programa
Estamos no Município de Seropédica/RJ
O município de
Seropédica possui uma área de aproximadamente 270 km² e se localiza na Região
Metropolitana do Rio de Janeiro, especificamente na região da Baixada
Fluminense.
O Programa
Estamos no Município de Seropédica/RJ
Em poucas palavras...
Um dos desafios dos cursos de Letras da
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é formar professores com
formação de conhecimentos curriculares e profissionais ao longo de um percurso
de quatro anos. Os subprojetos PIBID-Letras-UFRRJ nascem do espírito de que é
preciso refletir, pesquisar e viver a docência concomitantemente à formação
acadêmica na graduação do Licenciando.
Refletir sobre o que acontece na escola possibilita
viver a docência, e futuramente atuar nela, compreendendo ações pedagógicas que
revelam questões diferenciadas no plano dos conteúdos da Língua Portuguesa e da
Língua Inglesa, envolvendo, por conseguinte, a compreensão de que temos de
repensar o quanto é importante ver o aluno da Educação Básica como um aprendiz
em potencial.
Nossos Subprojetos...
O educar se constitui
no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com
o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz
progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência. O
educar ocorre, portanto, todo o tempo e de maneira recíproca. (MATURAMA,
1998:29)
Subprojeto de Licenciatura em LETRAS
EDITAL 2009 – CAPES/DEB
Leitura para todos no espaço escolar: produção de conhecimento através
dos gêneros discursivos
Coordenação: Profa.
Dra. Sara Araújo Brito
Colaboradora: Profa.
Dra. Maria do Rosario Roxo
Subprojeto de Licenciatura em LETRAS
EDITAL 2012 – CAPES/DEB
Gêneros midiáticos como
recontextualização da realidade:Perspectiva sociocultural das práticas
discursivas de sentido
Coordenação: Profa.
Dra. Maria do Rosario Roxo
Colaboradora: Profa.
Dra. Simone Orlando
Subprojeto Interdisciplinar em LETRAS-PORTUGUÊS e LETRAS-INGLÊS
EDITAL nº 61/2013 – CAPES/DEB
Expressividade em textos de língua
portuguesa e inglesa: Perspectivas de ensino
Coordenação:
Profa. Dra. Elisa Abrantes e
Profa. Dra. Maria do Rosario Roxo
Ao longo da realização dos subprojetos, consideramos
que o objetivo de incentivar os licenciandos ao exercício da docência tem
alcançado êxito quanto à participação dos alunos-bolsistas na escola,
produzindo atividades pedagógicas e atuando reflexivamente ao elaborarem
projetos de natureza pedagógica e científica.
Iniciativas de realização dos subprojetos devem ter
como princípio a inclusão dos alunos dos cursos de Licenciaturas em Letras na
profissão de “Professor de Línguas”, possibilitando sua autonomia em termos de
agenciar uma trajetória singular, comprometida com a escola para todos...a
escola que acredita nas potencialidades...a escola-ética que vê o outro sem
falas estigmatizadas.