Sobre o projeto


O Programa




Estamos no Município de Seropédica/RJ


O município de Seropédica possui uma área de aproximadamente 270 km² e se localiza na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, especificamente na região da Baixada Fluminense.

Em poucas palavras...

Um dos desafios dos cursos de Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é formar professores com formação de conhecimentos curriculares e profissionais ao longo de um percurso de quatro anos. Os subprojetos PIBID-Letras-UFRRJ nascem do espírito de que é preciso refletir, pesquisar e viver a docência concomitantemente à formação acadêmica na graduação do Licenciando.

Refletir sobre o que acontece na escola possibilita viver a docência, e futuramente atuar nela, compreendendo ações pedagógicas que revelam questões diferenciadas no plano dos conteúdos da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa, envolvendo, por conseguinte, a compreensão de que temos de repensar o quanto é importante ver o aluno da Educação Básica como um aprendiz em potencial.

Nossos Subprojetos...

O educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência. O educar ocorre, portanto, todo o tempo e de maneira recíproca. (MATURAMA, 1998:29)


Subprojeto de Licenciatura em LETRAS
EDITAL 2009 – CAPES/DEB


Leitura para todos no espaço escolar: produção de conhecimento através dos gêneros discursivos

Coordenação: Profa. Dra. Sara Araújo Brito
Colaboradora: Profa. Dra. Maria do Rosario Roxo 


Subprojeto de Licenciatura em LETRAS
EDITAL 2012 – CAPES/DEB
Gêneros midiáticos como recontextualização da realidade:Perspectiva sociocultural das práticas discursivas de sentido

Coordenação: Profa. Dra. Maria do Rosario Roxo
Colaboradora: Profa. Dra. Simone Orlando

Subprojeto Interdisciplinar em LETRAS-PORTUGUÊS e LETRAS-INGLÊS
EDITAL nº 61/2013 – CAPES/DEB

Expressividade em textos de língua portuguesa e inglesa: Perspectivas de ensino

Coordenação:
 Profa. Dra. Elisa Abrantes e Profa. Dra. Maria do Rosario Roxo


Ao longo da realização dos subprojetos, consideramos que o objetivo de incentivar os licenciandos ao exercício da docência tem alcançado êxito quanto à participação dos alunos-bolsistas na escola, produzindo atividades pedagógicas e atuando reflexivamente ao elaborarem projetos de natureza pedagógica e científica.


Iniciativas de realização dos subprojetos devem ter como princípio a inclusão dos alunos dos cursos de Licenciaturas em Letras na profissão de “Professor de Línguas”, possibilitando sua autonomia em termos de agenciar uma trajetória singular, comprometida com a escola para todos...a escola que acredita nas potencialidades...a escola-ética que vê o outro sem falas estigmatizadas.